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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847876
Título: | As Competências e o Plano Estratégico 2040: a concepção de um Sistema de Competências para mapeamento do perfil profissional dos Oficiais do Corpo da Armada da Marinha do Brasil egressos da Escola Naval |
Autor(es): | Bezerra, Patricia Pontes |
Orientador(es): | Almeida, Francisco Eduardo Alves de |
Palavras-chave: | Competências educação profissional militar perfil profissional prospecção estratégica sistema de competências |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Estudos Militares |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | RESUMO
O Objetivo desta tese é propor a concepção de um Sistema de Competências para a
elaboração do perfil profissional dos Oficiais do Corpo da Armada da Marinha do Brasil
egressos da Escola Naval, considerando que o Plano Estratégico da Marinha para o ano de
2040 prevê em um de seus programas estratégicos o aprimoramento do pessoal por
competências. O conceito de um sistema de competências é presente no arcabouço teórico da
Gestão por Competências, no entanto ainda não existe na estrutura organizacional da Marinha
do Brasil. O trabalho levanta a hipótese de que para cumprir o previsto no PEM2040, no que
tange à incorporação da gestão por competências, é necessário criar um sistema de
competências destinado a, dentre outras atribuições, mapear o perfil dos oficiais do Corpo da
Armada da Escola Naval. A metodologia empregada para investigar a hipótese foi de cunho
qualitativo iniciando pelo referencial bibliográfico, partindo para análise documental, e
análise de conteúdo do depoimento colhido de entrevistas. Com base nessas reflexões foi
proposta a concepção de um Sistema de Competências, que propiciará sinergia entre os vários
entes organizacionais da Marinha do Brasil, resultando em um perfil por competências dos
Oficiais do Corpo da Armada reconhecido, validado e correspondente às complexas
demandas do contexto do trabalho. Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão de Doutorado do Curso do Programa Profissional em Estudos Marítimos (PPGEM) |
Abstract: | ABSTRACT Considering that one of the strategic programs of the Navy’s 2040 Strategic Plan (PEM 2040) calls for personnel development by competencies, the aim of this thesis was to propose a Competency System to determine the professional profile of Brazilian Navy officers graduating from the Naval Academy. The concept of a competency system is part of the theoretical framework of Competency-Based Management, which has not yet been introduced in the organizational structure of the Brazilian Navy. The hypothesis adopted throughout the study was based on the need for a competency system which allows mapping the profile of officers graduating from the Naval Academy to fulfill the strategic objective established in 2040 PEM. It is argued that to incorporate a competency-based system, as established in the 2040 PEM, a competency system must be created to map the profile of Naval Academy graduates. The methodology used to investigate the hypothesis was of a qualitative nature, starting with the bibliographic reference, moving on to documentary analysis, and content analysis of the testimony collected from interviews. The designing of a Competency System, with synergy between the various departments of the Brazilian Navy, is expected to generate a recognized and validated competency profile of Navy officers, reflecting the complex demands of the work involved. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847876 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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