logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28454
Título: A aplicabilidade da avaliação de liderança 360 graus na Marinha do Brasil e a importância dos comandantes no ensino da liderança
Autor(es): Delgado, Archimedes Francisco
Autor(es): Reis, José Firmeza Simões
Orientador(es): Delgado, Archimedes Francisco
Palavras-chave: Liderança
Liderança executiva
Marinha do Brasil - Formação militar
Liderança
Estratégia Militar
Organização militar - Liderança militar
Data do documento: 2012
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas.
A avaliação de liderança 360 graus, ou feedback de múltiplas fontes, é um método extraordinário para o desenvolvimento de equipes e tem sido cada vez mais empregada em grandes empresas nos Estados Unidos da América. Esse tipo de avaliação tem sido pouco difundido na Marinha do Brasil tendo em vista a percepção de que sua realização afetaria a hierarquia e a disciplina, já que preconiza, entre outras práticas, a avaliação de superiores hierárquicos por subordinados. Com uma pesquisa que teve início em 2007, por ocasião do comando do autor deste trabalho no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, serão apresentadas as condições em que esse tipo de avaliação pode ser aplicada na Marinha, de forma não impositiva, em face da comprovação de resultados enganosos quando esse método foi imposto. Será apontada, também, a importância do comandante de atuar como vetor de divulgação desse método, bem como da doutrina de liderança da Marinha.
Abstract: The 360 degree leadership assessment or feedback from multiple sources is an extraordinary method for developing teams and has been increasingly employed in large companies in the United States. This type of evaluation has been widely disseminated in the Brazilian Navy because of the perception that their implementation would affect the hierarchy and discipline, as it advocates, among other practices, superiors been evaluated by subordinates. With research that began in 2007, at the command of the author of this monograph in the Special Operations Battalion of Marines, will present the conditions under which this type of evaluation can be applied in the Navy, so as not imposing, in the face of proof of misleading results when this method was imposed. It will be pointed out the importance of the commander acting as a vector of dissemination of this method and the Navy leadership doctrine.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000005/000005bc.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28454
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000005bc.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.