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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Operações e análises de risco de navios especiais posicionados dinamicamente
Autor(es): Gerk, Hermann Regazzi
Autor(es): Silva, Dayane Barros da
Orientador(es): Gerk, Hermann Regazzi
Palavras-chave: Manobra do Navio
Posicionamento dinâmico de estruturas marítimas e semi-submersiveis
Data do documento: 2015
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
Descrição: O Sistema de Posicionamento Dinâmico encontrado a bordo das unidades marítimas é um dos principais sistemas utilizados abordo pelo DPO –Operador de Posicionamento Dinâmico. Como “Sistema de Referência” para as plataformas dotadas de posicionamento dinâmico, contribuem imensamente para manutenção da posição. Dessa forma, consegue-se manter a plataforma devidamente posicionada de modo a facilitar às operações de perfuração, monitorar os ângulos dos risers, acompanhar o BOP, navegar em relação ao fundo do mar e ao poço em que se encontra, plotar obstáculos, medir distâncias, marcações, orientar o ROV, e se inteirar com todos os dados essenciais às operações tais como obter a profundidade local, temperatura, salinidade, dentre outros parâmetros. Além disso, numa emergência ou até mesmo eventual abandono da unidade, este sistema pode ser utilizado em último caso ou de acordo com a necessidade, a fim de isolar o poço e proteger os tripulantes contra gases, kick1ou blowout. Para que as operações com embarcações DP tenham uma maior probabilidade de serem bem sucedidas, a LRC –Lloyd’s Register Consulting desenvolveu uma análise de risco que foi estudada e com isso estabeleceu-se alguns limites de segurança e porcentagens de risco, avaliando risco de desconexão de emergência, blowoutse danos ao meio ambiente. Assim sendo, o DPO a bordo das Unidades Marítimas tem que se familiarizar e ter conhecimento cada vez mais a respeito, tendo em vista que são sistemas obrigatórios. Sistema este que proporciona redundância para Posicionamento Dinâmico propiciando ter outro sistema de referência operado com principio de operação diferente, aumentando assim, a segurança da embarcação, tripulantes e meio ambiente.Este trabalho apresenta os princípios de análise de risco de operações de DP, derivação de uma frequência específica de falha de DP para o navio, para o estabelecimento de um modelo de risco de um caso específico. Os princípios de análise de risco DP são exemplificados por meio de estudos de casos selecionados.
Abstract: The Dynamic Positioning System found on board the maritime units, is a leading systems used on board the DPO -Dynamic Positioning Operator. "Reference System" for platforms with dynamic positioning, contributes greatly to maintaining the position. Thus, one can maintain a properly positioned platform to facilitate the drilling operations, monitor the angles of the risers, follow the BOP, navigate relative to the seabed and the well where is, plot obstacles, measure distances , markings, guide the ROV, and get acquainted with all the essential data operations such as getting local depth, temperature, salinity, among other parameters. Furthermore, in an emergency or even eventual abandonment of the unit, this system can be used in the latter case or according to need, in order to isolate the well and protect the crew against gases, kickor blowout. For operations with DP vessels have a greater chance of being successful, the LRC -Lloyd's Register Consulting-developed a risk analysis that was studied and it was established some limits of safety and risk percentages, assessing risk of disconnection emergency, blowouts and damage to the environment. Therefore, the DPO on board Offshore Units have to be familiar and know more and more about it, considering that systems are required. This system that provides redundancy for Dynamic Positioning providing take another reference system operated with different operating principle, thereby increasing the safety of the vessel, crew and environment. This paper presents the principles for risk analysis of DP operations, from deriving a specific DP failure frequency for the vessel, to establishing a case specific risk model. The principles of DP risk analysis are exemplified through selected case studies.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451523
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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