logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843837
Título: Tecnologias de otimização do sistema casco-propulsor e suas atuações na eficiência de embarcações
Autor(es): Gerk, Hemann Regazzi
Autor(es): Mendes, Luiz Felipe Vieira
Orientador(es): Gerk, Hemann Regazzi
Palavras-chave: Propulsores
Data do documento: 2019
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso. CIAGA, Rio de Janeiro, 2017
No contexto do mundo globalizado, no qual as relações comerciais entre os países ocorrem de forma rápi da, é fundamental dispor de navios que seja m simultaneamente econômicos e capazes de atender às demandas comerciais no menor tempo possível . Impulsionados por essa redução de custos e concomitantemente, vi sando atender às exigências de c onvenções , regulame ntos e tratados i nternacionais quanto à emissão de poluentes na atmosfera, a construção de navios moderno s vem buscando atender a ess es parâmetros através de modif icações na estrutura do casco , bem como a instalação de di spositivos no mesmo, com o objetivo de otimizar a eficiência das embarcações, seja pelo incremento na propulsão ou pela economia de combustível. O objetivo da presente pesquisa é apresentar essas tecnologias , suas vantagens e desvantagens, bem c omo os problemas para os quais estes dispositi vos s ão construídos para solucioná - los.
Abstract: In the contex t of the globalized world, in which trade relations between countries occur rapidly, it is essential to have ships that are both economical and capable of meeting these trade demands in the shortest time possible. Driven by this cost reduction and concomitantly, in order to meet the requirements of international conventions, regulations and treaties regardin g the emission of pollutants into the atmosphere, the construction of modern ships has sought to meet these parameters through modifications in the structure of the hu ll as well as the installation o f devices in order to optimize the efficiency of vessels, either by increased propulsi on or by fuel economy. The objective of the present research is to present these technologies, their advantages and disadvantages, as well as the problems that these devices are built to solve.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843837
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00001a3d.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.