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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Dificuldades inerentes à aquisição de navios estrangeiros com ênfase no sistema hidráulico do HPC
Autor(es): Alho, Alexandre Teixeira de Pinho
Dutra, Daniel Lacerda
Autor(es): Lima Neto, Wilson Pereira de
Orientador(es): Alho, Alexandre Teixeira de Pinho
Dutra, Daniel Lacerda
Palavras-chave: Propulsão Naval
Óleo Hidráulico
Áreas de conhecimento da DGPM: Engenharia naval
Data do documento: Mai-2020
Editor: Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW)
Descrição: Ao nos debruçarmos nos compêndios de nossa história, milhares de anos antes de Cristo, surgiu o primeiro advento no qual utilizava a potência fluida para geração de energia, a roda d’água, que através de dutos auxiliava na distribuição de água na Roma antiga. A Primeira Guerra Mundial foi o marco inicial para o uso do fluido como transmissão de potência. Desde então, o seu uso vem sido constante devida a auto lubrificação do seu sistema e, principalmente, pela facilidade de controle da velocidade, independente do sentido. Nos tempos atuais, os navios da Marinha do Brasil (MB) utilizam o óleo lubrificante para inúmeras finalidades, desde a lubrificação e resfriamentos de circuitos, até a transmissão de energia, que são os óleos lubrificantes hidráulicos, utilizados em plataformas elevatória, movimentação das pás do hélice, entre outros. A maioria das belonaves são de origens distintas e foram adquiridas no século passado, assim, suas tecnologias já estão se tornando ultrapassadas. Os equipamentos, quando avariados, muitas das vezes não podem ser reparados em virtude da dificuldade de aquisição de seus sobressalentes por se encontrarem obsoletos no mercado. Haja vista os óleos hidráulicos e suas características, que, através de estudos, vão se aprimorando ao longo dos anos, mudando suas características primitivas a fim de se adequar aos parâmetros no qual serão submetidos. Boa parte dos navios da MB faz uso dos Hélices de Passo Controláveis (HPC) por darem ênfase a manobrabilidade e não a eficiência. Tais hélices utilizam o fluido hidráulico para mover as suas pás de acordo com a demanda solicitada e como máquinas hidráulicas têm a facilidade de inverter o sentido do fluxo, motivo que reitera o motivo do seu uso: manobrabilidade. Portanto, por terem origem distintas quanto a projeto e estarem em constante modificação, os óleos hidráulicos variam de um meio para outro dificultando a aquisição. Logo, elaborando projetos nacionais e padronizando os referidos óleos, evitar-se-á obsolescências e incompatibilidades.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844665
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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