logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744
Título: Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval Brasileiro
Título(s) alternativo(s): Impacts of policies of institutional evaluation: a case study in the brazilian naval system
Autor(es): Canen, Ana
Autor(es): Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Canen, Ana
Palavras-chave: Avaliação institucional
Sistema de Ensino Naval
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
Multiculturalismo
Data do documento: 2007
Editor: Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Citação: AGUIAR, Natália Morais C. B. de; CANEN, Ana. Impactos de políticas de avaliação institucional: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval brasileiro. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 53-66, mar. 2007.
Descrição: The present article analyses a case study of institutional evaluation in the Brazilian naval education system, from a multicultural perspective that seeks to address the tensionsinherent to evaluative processes. It takes into account the institutional mission of the naval education system, its singular cultural identity, as well as the hybrid influences of the SINAES discourses and those of total quality ineducation, besides theneed to recognise cultural diversity withinits own space as a multicultural organisation. We conclude by suggesting that multiculturalism can help in the understanding of possible ways by which institutional evaluation may help institutions and their actors grow.
Abstract: O presente artigo trata de um estudo de caso referente à avaliação institucional no Sistema de Ensino Naval, a partir de uma perspectiva multiculturalque busca trabalhar as tensões inerentes ao processo avaliativo, levando em conta a missão institucional da Marinha, sua especificidade identitária e cultural, as influências híbridas entre discursos do SINAES e os da qualidade total em educação e a necessidade de reconhecer a diversidade cultural nela própria inerente, como organização multicultural. Concluímos, sugerindo que o olhar multicultural pode ajudar na compreensão de possíveis caminhos pelos quais a avaliação institucional possa avançar no processo de crescimento de instituições e atores educacionais.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844744
ISSN: 0104-4036
1809-4465
Tipo: Artigo científico
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo-Ensaio_Natalia.pdf127,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.