Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844747
Título: | Experiências de meta-avaliação na Marinha do Brasil |
Autor(es): | Lins, Maria Judith Sucupira da Costa |
Autor(es): | Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de |
Palavras-chave: | Meta-avaliação Sistema de Ensino Naval Práticas avaliativas |
Data do documento: | 2012 |
Editor: | Fundação Cesgranrio |
Descrição: | Este artigo apresenta a evolução das práticas avaliativas adotadas no Sistema de Ensino Naval (SEN), seu embasamento legal e teórico, além dos estudos realizados sobre a avaliação do ensino militar em universidades e no âmbito da Marinha do Brasil (MB). Descrevemos, sucintamente, como a avaliação do ensino na MB é concebida, de forma a caracterizá-la por sua natureza e identidade institucionais. Relatamos a trajetória dos estudos realizados sobre a temática da avaliação institucional, bem como o surgimento e o aperfeiçoamento de sistemáticas de avaliação, por meio de pesquisas acadêmicas, discussão coletiva e experiências de meta-avaliação. Enfatizamos também a originalidade da pesquisa em andamento no Curso de Doutorado em Educação e as razões para a estratégia de intervenção proposta para as novas descobertas e desafios que se apresentam na meta-avaliação dos procedimentos e práticas avaliativas que envolvem a avaliação pós-escolar instituída na MB, mais especificamente no SEN. Trabalho apresentado e publicado nos anais da II Reunião de Avaliação: temas da atualidade: contribuições e desafios da avaliação. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844747 |
ISBN: | 978-85-85768-52-2 |
Tipo: | Artigo científico |
Aparece nas coleções: | Ensino: Coleção de Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo-Cesgranrio_Natalia.pdf | 377,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.