logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844750
Título: Sistema de Ensino Naval: uma experiência na prática do ensino por competências
Título(s) alternativo(s): Naval Education System: an experience in the practice of teaching by competences
Autor(es): Mendonça, Luiza de Sousa Ferreira de
Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Dopcke, Rosa Neira
Palavras-chave: Currículo por competências
Itinerário formativo
Sistemática de avaliação
Prova padronizada
Data do documento: 2018
Editor: Revista Meta: Avaliação
Citação: MENDONCA, Luiza de Sousa Ferreira de; AGUIAR, Natalia Morais Correa Borges; DOPCKE, Rosa Neira. Sistema de Ensino Naval: uma experiência na pratica do ensino por competências. Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 10, n. 30, p. 638-660, dec. 2018.
Descrição: O presente artigo aborda a experiência do Curso de Formação de Marinheiros (MN) na Marinha do Brasil na concepção de Currículo por competências. Tem como objetivo apresentar a metodologia de mapeamento das competências e dos perfis profissionais sistematizados pelo itinerário formativo atinente à profissão do Marinheiro, para o exercício de tarefas, atividades e funções da Força. Para acompanhar esse processo de formação, foi adotado um calendário unificado de atividades nas quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros e desenvolvida uma sistemática de avaliação que possibilite avaliar as competências delineadas no currículo por meio de provas padronizadas. Serão apresentados os resultados do desempenho acadêmico dos alunos das quatro Escolas de Aprendizes-Marinheiros e analisados, comparativamente, em relação ao desempenho da turma do ano anterior, indicando uma melhora do desempenho dos alunos e a evolução qualitativa da turma de 2017, após implementadas ações em busca de uma formação contínua e progressiva.
Abstract: This article approaches the Sailor’s Training Course experience regarding the curriculum by competences. Its objective is to introduce methodologies of competences’ mapping and of professional profiles systemized by the formative itinerary related to the Sailor´s profession, concerning their performance of tasks, activities and functions in the Brazilian Navy. In order to support this process of military training, a unified calendar of activities and a standardized evaluation system were developed to enable verification of competences in the curriculums. Results of student´s academic performance will be presented from all four Sailor´s Schools and will be comparatively analyzed in relation to the previous year´s classes. A significant improvement is observed after implementing actions towards a continuous and progressive Sailor’s formation.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844750
ISSN: 2175-2753
Tipo: Artigo científico
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo-Metaavaliação_Natalia.pdf634,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.