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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: A importância da implantação do Vessel Traffic Management Information System (VTMIS) na modernização dos portos e na diminuição do custo Brasil: perspectivas e oportunidades referentes às atividades da autoridade marítima brasileira, com a implementação do VTMIS
Autor(es): Gomes, Alexandre Coelho
Orientador(es): Silva, Marcelo William Monteiro da
Palavras-chave: Águas Jurisdicionais Brasileiras
Vessel Traffic Management Information System (VTMIS)
Áreas de conhecimento da DGPM: Assuntos Marítimos
Assuntos marítimos e portuários
Data do documento: 2017
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O Brasil possui, aproximadamente, 7,4 mil km de litoral e mais de 30 portos públicos, os quais estão envolvidos nas atividades de transporte de mercadorias, o que evidencia o crescimento tanto sob o aspecto do número de embarcações quanto do volume de cargas transportadas, havendo a necessidade de elevação das informações quantitativas e qualitativas das embarcações que transitam nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), com vistas a tornar o transporte marítimo mais seguro. Atualmente, os portos brasileiros possuem uma atividade de controle considerada, em relação aos portos de países mais desenvolvidos, rudimentar, basicamente, por meio de transponders, os quais permitem a verificação de dados básicos de posição, velocidade e registro do navio. Esse gap tecnológico dos portos brasileiros provoca uma degradação em diversos aspectos das atividades portuárias, por exemplo: controle de eventos portuários, repressão às atividades ilegais, monitoramento ambiental, dentre outros; o que contribui negativamente ao que está estabelecido pelo International Ship and Port Facility Code (ISPS-Code) e no âmbito da Consciência Situacional Marítima (CSM). A Secretaria Nacional dos Portos (SNP) é o órgão que tem responsabilidade de atuar na criação de políticas e normas para incremento do setor portuário, por meio do estabelecimento de ações positivas, as quais foram designadas de Inteligência Logística Portuária. Nesse sentido, encaixa-se a implantação do Vessel Traffic Management Information System (VTMIS), cujos recursos financeiros estão disponibilizados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que contribuirá com o incremento da eficiência administrativa e operacional dos portos, proporcionando uma melhor supervisão do Estado. Uma das mais importantes funcionalidades do VTMIS é a integração de dados, que permitem o compartilhamento de informações em tempo real com interessados de diversas naturezas (públicas e privadas). Utilizando-se do estudo de fontes abertas e questionamentos junto a algumas Organizações Militares da MB, o objetivo do trabalho será o de avaliar as ações empreendidas pelo Governo Federal em busca do aumento da eficiência do setor portuário, por meio da implantação do VTMIS nos portos públicos brasileiros, relacionando-as com as atividades desenvolvidas pela MB, bem como sugerir ações de médio prazo (dois Planos Plurianuais-PPA), com foco em propostas exequíveis, as quais permitirão o incremento da CSM, sem ônus que impactem nos recursos orçamentários da Força.
Abstract: Brazil has approximately 7.4 thousand km of coastline and more than 30 public ports, which are involved in freight transport activities, where growth is evidence, both in terms of the number of vessels and the volume of cargo transported. The need to increase the quantitative and qualitative information of vessels transiting Brazilian Jurisdictional Waters (AJB), with a view to making transporshipping safer. Currently, the Brasilian ports have a control activity considered, in relation to the ports of more developed countries, rudimentary, basically, by means of transponders, which allow the verification of basic data of position, speed and registration of the ship. This technological gap of Brazilian ports causes degradation in several aspects of port activities, for example: control of port events, repression of illegal activities, environmental monitoring, among others; which contributes negatively to what is established by the International Ship and Port Facility Code (ISPS Code) and in the scope of Maritime Situational Awareness. The National Secretariat of Ports is the agency that has the responsibility to act in the creation of policies and standards to increase the port sector, through the establishment of positive actions, which have been designated Port Logistic Intelligence. In this sense, the implementation of the Vessel Traffic Management Information System (VTMIS), whose financial resources are available in the Growth Acceleration Program, will contribute to increase the administrative and operational efficiency of the ports, providing better supervision of State. One of the most important features of VTMIS is the integration of date that allows the sharing of information in real time with stakeholders of various natures ( public and private). The objective of this work is to evaluate the actions taken by the Federal Government to increase the efficiency of the port sector through the implementation of VTMIS in the ports, focusing on feasible proposals, which will allow the increase the Maritime Situational Awareness, without any burden impacting on the budget resources of the Brasilian Navy.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844847
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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