Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844974
Título: | A terceirização da função logística transporte nos modais marítimo e aéreo, pelos Estados Unidos da América, durante a Primeira Guerra do Golfo (1990-1991) |
Autor(es): | Alves, Robson Mendes |
Orientador(es): | Silva, Marcos Valle M. da |
Palavras-chave: | Terceirização Operação Escudo no Deserto Operação Tempestade no Deserto |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Defesa Nacional Logística militar naval |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | O objetivo desta masterThesis é identificar e analisar se e como a terceirização da Função Logística Transporte nos modais marítimo e aéreo contribuíram para a execução do transporte, para o esforço logístico realizado durante a Primeira Guerra do Golfo. Valendo-se da lente teórica sobre Terceirização, e explorando o seu caráter polissêmico, formulou-se um embasamento teórico para a análise, executando um estudo de caso sobre: A terceirização da Função Logística Transporte, nos modais marítimo e aéreo, pelos Estados Unidos da América durante a primeira Guerra do Golfo, ocorrida entre os anos de 1990 e 1991. A relevância deste estudo consiste na oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento sobre o funcionamento desse importante método de gestão, quando aplicado às operações militares. Dessa forma, dentro de uma contextualização histórica, abordam-se as motivações que contribuíram para o deflagrar de tal contenda. Examina-se como se deu o emprego dos meios terceirizados adjudicados ao Military Sealift Command nas operações Escudo do Deserto e Tempestade do Deserto, bem como a sua relevância para o sucesso da campanha. Com isso, estabelece-se a ponte para uma ação reflexiva sobre seu uso. A partir da lente teórica adotada e sua aplicação no estudo de caso proposto, foram evidenciadas vantagens e desvantagens da Terceirização da Função Logística Transporte naquele conflito. Como conclusão, foi possível inferir que a contribuição proporcionada pela Terceirização do Transporte nos modais marítimo e aéreo, durante a Primeira Guerra do Golfo, ocorrida entre os anos de 1990 e 1991, foi: o aumento da capacidade de transporte, o incremento significativo na possibilidade de responder, rapidamente, a uma contingência; a maior agilidade e rapidez no desdobramento das tropas; além de propiciar melhoria na qualidade da atuação das Forças Militares na sua atividade-fim. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - (CEMOS 2018) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844974 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS_033_MONO_CC_ROBSON MENDES ALVES.pdf | 838,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.