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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845306
Título: | Sistema de parada de emergência em plataformas de perfuração |
Autor(es): | Rodrigues, Anderson de Caldas |
Orientador(es): | Martins, Monique Mota |
Palavras-chave: | Emergência plataformas de perfuração |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Estruturas navais Engenharia naval |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
Descrição: | O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo geral a demonstração dos principais diferenciais do sistema de parada de emergência em uma plataforma de perfuração. Para tanto, referenciou-se o Sistema ESD - (Emercency Shutdown) – Parada de Emergência de uma Plataforma de perfuração, localizado em uma plataforma de sexta geração, construída no ano de dois mil e doze, no Estaleiro DSME na Coreia do Sul, que hoje opera na Bacia de Campos – Brasil. A justificativa está baseada nas perigosas condições de trabalho offshore, que resultam muitas vezes em incidentes (quase-acidentes e acidentes) e, em alguns casos, em verdadeiras catástrofes, tanto humana quanto patrimonial e/ou ambiental, como por exemplo o acidente com a Plataforma Piper Alpha. O avanço da exploração do petróleo em águas cada vez mais profundas trouxe a necessidade da busca crescente por novas tecnologias com o objetivo de melhorar a dinâmica e segurança das operações, pois o uso de plataformas marítimas tornou-se cada vez mais necessário e intenso com a descoberta de novos campos e jazidas de petróleo. A parte técnica está baseada em relatórios de empresas que operam desde o início dessas atividades no Brasil, ensejando os Resultados e a Discussão e concluindo-se serimprescindível o treinamento dos operadores, como também amplo conhecimento do equipamento, no que diz respeito à forma de acionamento, dependendo da emergência apresentada, como também dependendo do modo a que o equipamento esteja no momento para que a utilização em todo o conjunto de cuidados esteja rigorosamente sendo aplicado. |
Abstract: | The present work is a bibliographical research and has as general objective the demonstration of main differentials inside the emergency stop system in a Drillship. For this purpose, the ESD (Emergency Shutdown) System was referenced. The Emergency Stop of a Drillship, located on a sixth generation platform, built in the year two thousand and twelve, at the DSME Shipyard in South Korea, and which, today, operates in the Campos Basin - Brazil. The justification is based on the dangerous offshore work conditions, which often result in incidents (near-accidents and accidents) and, in some cases, real disasters, both human and property and / or environmental, such as the accident occurred at the Plataform Piper Alpha. The advancement of oil exploration in deeper and ultra-deeper waters, brought the necessity of a growing search for new technologies with the objective of improving the dynamics and safety of operations, as the use of offshore platforms became more and more necessary and intense with the discovery of new fields and oil deposits. The technical part is based on reports of companies operating from the beginning of these activities in Brazil, resulting in the Results and Discussion and concluding that it is essential the training of the operators, as well as a great knowledge of the equipment, with respect to the form of depending on the emergency presented, as well as depending on the mode the equipment is at the moment so that the use in the entire care of set is strictly being applied. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845306 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Patrimônio Histórico e Cultural: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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