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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeonardo Freitas do Amaralpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Jorge Luiz Barbosa dos-
dc.date.accessioned2022-11-08T12:53:26Z-
dc.date.available2022-11-08T12:53:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563-
dc.descriptionEm um mundo moderno globalizado, no qual predomina um processo de comunicação estabelecido virtualmente e por meio de uma comunicação dialógica, ou seja, aquela em que o receptor passa a atuar também como emissor no processo, o uso estratégico da Comunicação Social pelas Forças Armadas, em especial das mídias sociais, tem se mostrado importante para a política de interlocução dessas instituições militares, mormente, em eventos de grande repercussão nacional e até mesmo internacional, como a Operação Covid-19. Considerada a maior operação militar da história brasileira, a Operação Conjunta Covid-19, capitaneada pelo Ministério da Defesa e com a participação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, mobilizou cerca de 34.000 militares e empreende um elevado esforço logístico para mitigar o impacto do novo Coronavírus que, até a conclusão deste trabalho, ceifara mais de 4 milhões de vidas ao redor do planeta. Nesse contexto, a divulgação dos temas relacionados à citada Operação, especialmente, pela Marinha do Brasil, torna-se um desafio diário, uma vez que se trata de uma batalha contra um inimigo invisível e letal. Assuntos como o transporte de oxigênio para a capital do estado do Amazonas, Manaus, e o apoio à campanha de vacinação do Governo Federal têm um elevado apelo emocional e uma íntima relação com a preservação da vida humana. A propagação desse conteúdo no ciberespaço, por meio de ferramentas de comunicação, como o Twitter, requer uma estratégia própria, que anteveja as oportunidades e que direcione as ações de maneira que haja um profícuo aproveitamento dos temas vigentes. Nessa trilha, com base em teorias extraídas de autores nas áreas de Estratégia, Comunicação Social, Dialogia, Mídias Sociais, dentre outros, em publicações basilares e de nível estratégico do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil, somados a uma análise bibliográfica, qualitativa, quantitativa por intermédio de dados extraídos da página oficial da Marinha do Brasil no Twitter, o presente trabalho tem como propósito questionar se a Marinha do Brasil tem utilizado o Twitter como ferramenta estratégica na Operação Covid-19 e se o uso dessa ferramenta tem aproximado a Instituição da sociedade brasileira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação Dialógicapt_BR
dc.subjectComunicação Socialpt_BR
dc.subjectMídias Sociaispt_BR
dc.subjectOperação Covid-19pt_BR
dc.subjectOperação Conjuntapt_BR
dc.subjectCoronavíruspt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.titleA comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmComunicação socialpt_BR
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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TITULO - USO_ESTRATEGICO_DO_TWITTER_PELA_MB_NA_OPERACAO_COVID19.pdf4,53 MBAdobe PDFThumbnail
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