Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845623
Título: | A influência das ações resultantes da política de ensino na capacitação dos profissionais |
Autor(es): | Santos, Eduardo Braga dos |
Orientador(es): | Agnes Torres Aguiar |
Palavras-chave: | Política de Ensino Metodologia Competências Didática Capacitação Profissional |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Ensino |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | Ao tratar da influência das Ações resultantes da Política de Ensino na capacitação dos
Profissionais, a aprendizagem por competências, que consiste em um dos objetivos da referida
Política, norteia a presente pesquisa. A Política de Ensino da Marinha tem o propósito de
estabelecer os objetivos do ensino naval que devem ser alcançados pela MB, bem como
apresentar as diretrizes para as Organizações Militares (OM) pertencentes ao Sistema de
Ensino Naval (SEN), e as diretrizes de execução do ensino na MB. Decorrente da Estratégia
Nacional de Defesa e do Plano Estratégico da Marinha (PEM), a Política de Ensino apresenta
como necessário, dentre os Objetivos de Ensino da Marinha, o contínuo e permanente
desenvolvimento de competências, em função da evolução tecnológica. Nesse sentido, no ano
de 2017, a MB implantou a metodologia de Ensino por competências nas Escolas de
Aprendizes-Marinheiros. O estudo, ao tratar da Política de Ensino na capacitação dos
Profissionais, busca, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, verificar a eficácia da
metodologia por competências à luz da PoEnsM, partindo da análise da presença da
metodologia no mundo e no Brasil, passando pela transição das metodologias na MB, pela
capacitação do corpo docente para trabalhar por competências, e pelos resultados obtidos
pelos alunos do Curso de Formação de Marinheiros de 2017. O estudo conclui que a PoEnsM
está recebendo uma resposta positiva com a implantação do Currículo por Competências; e
aponta, porém, que essa resposta pode não ser perene em função da capacitação de quem cabe
capacitar os profissionais. Constata que os cursos existentes na MB voltados para a Didática
da aula para os docentes deixam de guardar relação com a Aprendizagem por Competências;
conclui que a implementação da Metodologia por competências deveria ser iniciada com a
criação de curso do SEN para capacitação de docentes nessa metodologia; reconhece que o
ensino por objetivos não é antagônico à metodologia por competências; sinaliza que nos
cursos relacionados a programas estratégicos o desenvolvimento da componente “atitudes”
tem extrema relevância para a soberania, e que, na fotografia de momento, a capacitação das
Praças por meio do Novo Itinerário Formativo (NIF) associada à aprendizagem por
competências apresenta-se eficaz, no caminho entre a graduação de Marinheiro e de
Suboficial, carecendo, no entanto, de ajustes, no caso de possível necessidade de
complementar a capacitação com cursos de Programas Estratégicos, a exemplo dos voltados
para o Programa Nuclear da Marinha, que não são conduzidos por competência. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2021). |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845623 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
009 - A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES RESULTANTES DA POLÍTICA DE ENSINO NA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS.pdf | 532,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.