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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845704
Título: | As implicações da substituição do NAe “São Paulo” para o Poder Naval brasileiro: uma análise à luz da teoria contemporânea de Geoffrey Till |
Autor(es): | Soares, Antonio José da Costa |
Orientador(es): | Roth, Luiz Carlos de Carvalho |
Palavras-chave: | Estratégia Naval Contemporânea Geoffrey Till Poder Naval Marinha do Brasil (MB) Navios-Aeródromo (NAe) NAe São Paulo NAM Atlântico Aviação Naval Aviões de Interceptação e Ataque |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Estratégia, estratégia marítima e estratégia naval |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | A decisão da Marinha do Brasil de desmobilizar o NAe “São Paulo” em 2017, seguida da
incorporação do NAM “Atlântico” no ano seguinte, trouxe implicações estratégicas para o
emprego do Poder Naval brasileiro. A principal delas é o fato de os aviões de interceptação e
ataque da Marinha do Brasil passarem a operar exclusivamente a partir de bases em terra. O
propósito do presente trabalho é o estudo destas implicações, por meio de pesquisa
bibliográfica e do confronto teoria versus realidade, a partir do trabalho do historiador
britânico Geoffrey Till como referencial teórico. Para Geoffrey Till, o ambiente estratégico
contemporâneo é caracterizado por múltiplas e aceleradas transformações resultantes do
fenômeno da globalização. Tal fenômeno seria responsável por influenciar uma série de
práticas dos Estados, que caracterizariam o que o autor chamou de paradigma “pós-moderno”.
Tal paradigma, coexistindo com posturas estratégicas “tradicionais” ou “modernas”, passou a
ter grande influência nas concepções de emprego das Marinhas ao redor do mundo. A partir
destas considerações, Geoffrey Till conceitua o Poder Naval (Seapower) e enumera o que
considera ser as “missões” das Marinhas no século XXI: Controle do Mar, Projeção de Poder
Naval, Manutenção da Boa Ordem no Mar, Diplomacia Naval e Operações Humanitárias.
Após a análise de cada uma destas “missões”, verifica-se que a baixa do NAe “São Paulo”
representa uma perda da capacidade para a Marinha do Brasil no cumprimento das
modalidades “modernas” de tais “missões”. A incorporação do NAM “Atlântico” e a
manutenção dos aviões de interceptação e ataque da Aviação Naval operando a partir de bases
em terra podem ter atenuado tal perda. Por outro lado, esta nova composição de meios navais
permite o cumprimento das modalidades “pós-modernas” destas “missões” com considerável
eficiência, o que aproxima a Marinha do Brasil deste paradigma. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021). |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845704 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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