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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJungstedt, Alceu Oliveira Castropt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Bruno Barbosa de-
dc.date.accessioned2023-01-13T16:32:04Z-
dc.date.available2023-01-13T16:32:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845748-
dc.descriptionO propósito desta dissertação é verificar se o emprego da estratégia naval clássica da “Jeune École” é uma realidade alternativa para Marinhas dos dias de hoje, diante da complexidade e valor elevado da tecnologia e dos meios navais. O desenho de pesquisa empregado foi a comparação entre teoria e realidade. Primeiramente, foi realizada a contextuação histórica que motivou o aparecimento da “Jeune École”, bem como seus principais aspectos e doutrinas. Pode-se observar que a situação econômica delicada em que se encontrava a França do final do século XIX obrigou-a a buscar inovações em busca de fazer frente aos seus principais adversários, o que serviu de exemplo a outras Marinhas. Depois, a pesquisa buscou levantar as principais motivações para a adoção da “Jeune École” nos dias de hoje. Foram levantados aspectos como a situação geopolítica pós-Guerra Fria, custos envolvidos na concepção ou na aquisição dos meios navais, bem como os altos investimentos envolvidos na operação e manutenção de tais meios. A análise da Gestão do Ciclo de Vida foi a ferramenta utilizada para embasar este ponto. Em seguida foi feita a análise do caso da Marinha do Irã como exemplo do emprego da “Jeune École” nos dias atuais. A situação econômica deteriorada por anos de sanções internacionais é apontada como o principal fator que motivou àquela Marinha a se aproximar da “Jeune École”. Para amparar esta afirmativa, foi feito um levantamento sobre a estratégia que vem sendo usada pela Marinha do Irã nas interações com seus adversários e sobre os meios que vem incorporando às suas fileiras, como lanchas pequenas, rápidas e bem armadas, como ameaças aos grandes navios de guerra. Por fim, diante de todos os fatos apresentados, concluiu-se que a “Jeune École” é passível de ser empregada atualmente, confirmando a tese proposta pelo presente trabalho.pt_BR
dc.descriptionApresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJeune Écolept_BR
dc.subjectEstratégia Navalpt_BR
dc.subjectMarinha do Irãpt_BR
dc.subjectGeopolíticapt_BR
dc.titleO emprego da “Jeune École” nos dias atuais: uma análise à luz dos aspectos econômicos, tecnológicos e geopolíticospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmEstratégia, estratégia marítima e estratégia navalpt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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