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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845748
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Jungstedt, Alceu Oliveira Castro | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Bruno Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T16:32:04Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T16:32:04Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845748 | - |
dc.description | O propósito desta dissertação é verificar se o emprego da estratégia naval clássica da “Jeune École” é uma realidade alternativa para Marinhas dos dias de hoje, diante da complexidade e valor elevado da tecnologia e dos meios navais. O desenho de pesquisa empregado foi a comparação entre teoria e realidade. Primeiramente, foi realizada a contextuação histórica que motivou o aparecimento da “Jeune École”, bem como seus principais aspectos e doutrinas. Pode-se observar que a situação econômica delicada em que se encontrava a França do final do século XIX obrigou-a a buscar inovações em busca de fazer frente aos seus principais adversários, o que serviu de exemplo a outras Marinhas. Depois, a pesquisa buscou levantar as principais motivações para a adoção da “Jeune École” nos dias de hoje. Foram levantados aspectos como a situação geopolítica pós-Guerra Fria, custos envolvidos na concepção ou na aquisição dos meios navais, bem como os altos investimentos envolvidos na operação e manutenção de tais meios. A análise da Gestão do Ciclo de Vida foi a ferramenta utilizada para embasar este ponto. Em seguida foi feita a análise do caso da Marinha do Irã como exemplo do emprego da “Jeune École” nos dias atuais. A situação econômica deteriorada por anos de sanções internacionais é apontada como o principal fator que motivou àquela Marinha a se aproximar da “Jeune École”. Para amparar esta afirmativa, foi feito um levantamento sobre a estratégia que vem sendo usada pela Marinha do Irã nas interações com seus adversários e sobre os meios que vem incorporando às suas fileiras, como lanchas pequenas, rápidas e bem armadas, como ameaças aos grandes navios de guerra. Por fim, diante de todos os fatos apresentados, concluiu-se que a “Jeune École” é passível de ser empregada atualmente, confirmando a tese proposta pelo presente trabalho. | pt_BR |
dc.description | Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Jeune École | pt_BR |
dc.subject | Estratégia Naval | pt_BR |
dc.subject | Marinha do Irã | pt_BR |
dc.subject | Geopolítica | pt_BR |
dc.title | O emprego da “Jeune École” nos dias atuais: uma análise à luz dos aspectos econômicos, tecnológicos e geopolíticos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Estratégia, estratégia marítima e estratégia naval | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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