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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845748
Título: | O emprego da “Jeune École” nos dias atuais: uma análise à luz dos aspectos econômicos, tecnológicos e geopolíticos |
Autor(es): | Oliveira, Bruno Barbosa de |
Orientador(es): | Jungstedt, Alceu Oliveira Castro |
Palavras-chave: | Jeune École Estratégia Naval Marinha do Irã Geopolítica |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Estratégia, estratégia marítima e estratégia naval |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | O propósito desta dissertação é verificar se o emprego da estratégia naval clássica da “Jeune
École” é uma realidade alternativa para Marinhas dos dias de hoje, diante da complexidade e
valor elevado da tecnologia e dos meios navais. O desenho de pesquisa empregado foi a
comparação entre teoria e realidade. Primeiramente, foi realizada a contextuação histórica que
motivou o aparecimento da “Jeune École”, bem como seus principais aspectos e doutrinas.
Pode-se observar que a situação econômica delicada em que se encontrava a França do final
do século XIX obrigou-a a buscar inovações em busca de fazer frente aos seus principais
adversários, o que serviu de exemplo a outras Marinhas. Depois, a pesquisa buscou levantar
as principais motivações para a adoção da “Jeune École” nos dias de hoje. Foram levantados
aspectos como a situação geopolítica pós-Guerra Fria, custos envolvidos na concepção ou na
aquisição dos meios navais, bem como os altos investimentos envolvidos na operação e
manutenção de tais meios. A análise da Gestão do Ciclo de Vida foi a ferramenta utilizada
para embasar este ponto. Em seguida foi feita a análise do caso da Marinha do Irã como
exemplo do emprego da “Jeune École” nos dias atuais. A situação econômica deteriorada por
anos de sanções internacionais é apontada como o principal fator que motivou àquela Marinha
a se aproximar da “Jeune École”. Para amparar esta afirmativa, foi feito um levantamento
sobre a estratégia que vem sendo usada pela Marinha do Irã nas interações com seus
adversários e sobre os meios que vem incorporando às suas fileiras, como lanchas pequenas,
rápidas e bem armadas, como ameaças aos grandes navios de guerra. Por fim, diante de todos
os fatos apresentados, concluiu-se que a “Jeune École” é passível de ser empregada
atualmente, confirmando a tese proposta pelo presente trabalho. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021). |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845748 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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