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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: O emprego da “Jeune École” nos dias atuais: uma análise à luz dos aspectos econômicos, tecnológicos e geopolíticos
Autor(es): Oliveira, Bruno Barbosa de
Orientador(es): Jungstedt, Alceu Oliveira Castro
Palavras-chave: Jeune École
Estratégia Naval
Marinha do Irã
Geopolítica
Áreas de conhecimento da DGPM: Estratégia, estratégia marítima e estratégia naval
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O propósito desta dissertação é verificar se o emprego da estratégia naval clássica da “Jeune École” é uma realidade alternativa para Marinhas dos dias de hoje, diante da complexidade e valor elevado da tecnologia e dos meios navais. O desenho de pesquisa empregado foi a comparação entre teoria e realidade. Primeiramente, foi realizada a contextuação histórica que motivou o aparecimento da “Jeune École”, bem como seus principais aspectos e doutrinas. Pode-se observar que a situação econômica delicada em que se encontrava a França do final do século XIX obrigou-a a buscar inovações em busca de fazer frente aos seus principais adversários, o que serviu de exemplo a outras Marinhas. Depois, a pesquisa buscou levantar as principais motivações para a adoção da “Jeune École” nos dias de hoje. Foram levantados aspectos como a situação geopolítica pós-Guerra Fria, custos envolvidos na concepção ou na aquisição dos meios navais, bem como os altos investimentos envolvidos na operação e manutenção de tais meios. A análise da Gestão do Ciclo de Vida foi a ferramenta utilizada para embasar este ponto. Em seguida foi feita a análise do caso da Marinha do Irã como exemplo do emprego da “Jeune École” nos dias atuais. A situação econômica deteriorada por anos de sanções internacionais é apontada como o principal fator que motivou àquela Marinha a se aproximar da “Jeune École”. Para amparar esta afirmativa, foi feito um levantamento sobre a estratégia que vem sendo usada pela Marinha do Irã nas interações com seus adversários e sobre os meios que vem incorporando às suas fileiras, como lanchas pequenas, rápidas e bem armadas, como ameaças aos grandes navios de guerra. Por fim, diante de todos os fatos apresentados, concluiu-se que a “Jeune École” é passível de ser empregada atualmente, confirmando a tese proposta pelo presente trabalho.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845748
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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