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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845991
Título: | A autopercepção negativa de saúde oral e o acesso à atenção básica para sua resolutividade: um estudo quantitativo na Divisão de Odontologia do Hospital Naval de Brasília |
Autor(es): | Penoni, Daniela Cia |
Orientador(es): | Fonseca, Helena Maria Seidl |
Palavras-chave: | Atenção básica à Saúde Prestação de Cuidados Odontológicos Gestão de Pessoas na Área de Saúde Assistência Individualizada de Saúde |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Odontologia |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
Descrição: | A autopercepção em saúde refere-se à forma como indivíduo compreende seu estado de saúde no
contexto social, cultural e histórico em que está inserido. Quando negativa, a autopercepção em
saúde oral (APSO) está associada à baixa qualidade de vida relacionada à saúde oral, refletindo
num impacto negativo na vida social do indivíduo, como mau-humor, insegurança ao mastigar,
sorrir e/ou conversar. Ademais, ocorre um maior risco de cáries e doenças periodontais em
consequência da falta de motivação e de autocuidado, o que resulta em elevação de custos com
tratamentos. Por meio de um levantamento epidemiológico do perfil do usuário assistido pela
Divisão de Odontologia do Hospital Naval de Brasília (HNBra) realizado no primeiro semestre
de 2021, em que foi aplicado um questionário sobre qualidade de vida relacionada à saúde oral,
foi identificada uma frequência alta de usuários com APSO negativa. O objetivo principal deste
trabalho foi reduzir a frequência de usuários com APSO negativa nessa população. Para alcançar
este objetivo, foram implementadas ações, como o acesso à atenção básica no que tange à terapia
periodontal básica (TPB) e profilaxia oral por meio das técnicas em Saúde Bucal (TSB),
capacitando-as para reconhecerem agravos em saúde oral e para executarem oficinas de higiene
oral de forma personalizada. O Programa de Saúde Bucal foi estabelecido e fortalecido, por meio
de inscrição e cadastro de usuários e realização de atividades educativas individualizadas e em
grupo. No final do segundo semestre, fez-se nova coleta de dados com mesmo questionário
aplicado no primeiro semestre. A análise dos resultados preliminares da intervenção,
comparando-se os dois períodos avaliados, mostrou que a frequência de APSO negativa reduziu
de 51,4% para 25,0%, e a chance de se encontrar APSO positiva foi elevada em 3,2 vezes (Odds
ratio=3,2; p=0,02). Uma frequência maior de APSO positiva é importante não apenas em nível
individual, em relação à qualidade de vida relacionada à sua saúde oral, à motivação e ao
autocuidado, mas para o Sistema de Saúde da Marinha, já que um perfil positivo está associado à
redução de custos com tratamento desencadeados pelo comportamento negativo e à elevação do
grau de satisfação dos usuários. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2021) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845991 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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