Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846233
Título: | Análise e avaliação da implementação do Programa Fragatas Classe Tamandaré, 2017 a 2022 |
Autor(es): | Munis, Paulo Bacchini |
Orientador(es): | Violante, Alexandre Rocha |
Palavras-chave: | Programa Fragata Classe Tamandaré Águas Jurisdicionais Brasileiras Avaliação de políticas públicas e programas governamentais |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Economia e indústria de defesa |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | Este trabalho teve com objeto de pesquisa a implementação do Programa Fragatas Classe
Tamandaré. A questão central que motivou a pesquisa foi a preocupação com a capacidade
da Base Industrial de Defesa do Brasil em atender a Marinha do Brasil com a construção e
fornecimento de meios navais necessários ao cumprimento da missão desta força. Dessa
forma, o objetivo principal da pesquisa foi analisar e avaliar a implementação do Programa
Fragatas Classe Tamandaré. A pesquisa se justifica pela necessidade da Marinha do Brasil em
reaparelhar a força com meios navais de superfície. São apresentados o conceito do Navio-
Escolta e sua importância estratégica apontada pelo Almirante Vidigal e respaldada no que
estabelece a Estratégia Nacional de Defesa para Marinha do Brasil, em que o Poder Naval deve
dispor de meios capazes de detectar, identificar e neutralizar ações que representem ameaças
nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. Para analisar e avaliar o Programa Fragatas Classe
Tamandaré foram empregados os modelos da teoria de análise e avaliação de políticas
públicas, de Evert Vedung e Luiz Pedone, com intuito de verificar se a intervenção estatal
resolveu o problema existente. Como objetivos específicos, sustentando a questão principal,
foram estudados/analisados: os preceitos que definem a necessidade de meios e a capacidade
necessária a MB para o cumprimento da sua missão, abordando o conceito do Navio-Escolta,
e a metodologia de análise e avaliação de políticas públicas de Evert Vedung e Luiz Pedone; as
questões estratégicas do desenvolvimento de tecnologias autóctones e da efetivação de uma
Base Industrial de Defesa que ampare os projetos estratégicos nacionais; histórico da
demanda que levou à escolha do Consórcio “Águas Azuis” para atender a aquisição das
Fragatas Classe Tamandaré; a implementação do PFCT à luz da metodologia de políticas
públicas de Evert Vedung e Luiz Pedone. Ao final, foram apresentadas as conclusões das
análises e avaliações do Programa Fragatas Classe Tamandaré que, com uma solução
orçamentaria sólida baseada num contrato que inclui a transferência de tecnologia para
pessoal e empresas brasileiras, dotará a Marinha do Brasil de meios navais adequados ao
cumprimento de sua missão. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2022) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846233 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS2022_BACCHINI.pdf | 11,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.