Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846295
Título: | A utililização da teoria do downaizing em navios de guerra : o estudo de caso do ex-HMS OCEAN |
Autor(es): | Cascardo, Anderson Gomes |
Palavras-chave: | Administração Ex-HMS ILLUSTRIOUS Ex-HMS OCEAN PHM ATLÂNTICO Recursos humanos Redução de custos |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Administração |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN.Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN, verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN. Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN, verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN. Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN,verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do Downsizing humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do DownsizingDownsizing |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846295 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS 2018_CASCARDO.pdf | 552,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.