logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846295
Título: A utililização da teoria do downaizing em navios de guerra : o estudo de caso do ex-HMS OCEAN
Autor(es): Cascardo, Anderson Gomes
Palavras-chave: Administração
Ex-HMS ILLUSTRIOUS
Ex-HMS OCEAN
PHM ATLÂNTICO
Recursos humanos
Redução de custos
Áreas de conhecimento da DGPM: Administração
Data do documento: 2018
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN.Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN, verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN. Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN, verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou O propósito desta pesquisa é analisar como dois navios britânicos, concebidos com cerca de 15 anos de diferença, com características e emprego semelhantes, operaram com uma diferença tão grande em suas tripulações. A relevância desta pesquisa torna-se evidente em função da demanda por redução de pessoal em decorrência de vários fatores como custo de mão de obra, custo da formação de gente qualificada para operar sistemas complexos e com o intuito de aumentar a eficiência das corporações. Adotou-se uma metodologia de estudo de caso, fundamentando-se em verificação bibliográfica, documental e através de entrevistas com representantes dos departamentos do PHM ATLÂNTICO, ex-HMS OCEAN. Essas entrevistas têm importância relevante tendo em vista a experiência adquirida por aqueles oficiais em virtude dos três meses em que eles permaneceram embarcados no, então, HMS OCEAN. Demonstrou-se que o Ministério da Defesa Britânico coaduna diretamente com alguns objetivos do Downsizing como redução de custos, busca por uma administração enxuta, aumentar a eficiência das operações, agilizar as tomadas de decisão e obter uma comunicação menos distorcida e mais rápida. Foi utilizado ainda um estudo de caso do ex-HMS OCEAN,verificando-se que ocorreu a utilização das técnicas do Downsizing naquele navio. Foi necessário realizar uma comparação superficial com um outro navio britânico, com características semelhantes, o ex-HMS ILLUSTRIOUS, a fim de amparar esta pesquisa acadêmica. Na conclusão, verifica-se que, o ex-HMS OCEAN teria sido capaz de fazer “mais com menos”, ou seja, aumentar a produtividade, a flexibilidade, a adaptabilidade, a competitividade e a eficiência das operações com menos recursos, fossem eles financeiros ou humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do Downsizing humanos. Sendo assim, conclui-se que o ex-HMS OCEAN foi concebido e conduzido diante dos preceitos da teoria do DownsizingDownsizing
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846295
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS 2018_CASCARDO.pdf552,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.