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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDedini, Kátia Lucchesi Cavalcapt_BR
dc.contributor.authorPaula, Diego Ataíde Couto de-
dc.date.accessioned2023-10-24T13:15:03Z-
dc.date.available2023-10-24T13:15:03Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846401-
dc.descriptionMáquinas rotativas são utilizadas em diversas atividades industriais com grande ênfase na geração de energia, nas quais uma série de problemas característicos podem surgir de um sistema rotativo sobre suportes flexíveis ou rígidos. Neste sentido, modelos matemáticos representando as características dinâmicas dos rotores têm sido desenvolvidos para simular as suas condições de operação. Contudo, uma simples consideração do comportamento do eixo não é suficiente para representar a complexidade desses maquinários. Portanto, outros componentes como os mancais também devem ser considerados. Os mancais hidrodinâmicos possuem fluido lubrificante entre suas partes rígidas para eliminar o atrito seco e diminuir as temperaturas de operação e o desgaste das superfícies. Além de compreender as características do rotor, a melhoria do desempenho e a redução de custos são altamente desejáveis. Portanto, a detecção e identificação de falhas são fundamentais. O desbalanceamento é a causa mais comum de vibrações indesejáveis em sistemas rotativos. Mesmo pequenas massas desbalanceadas podem causar elevadas amplitudes de vibração devido à sua relação quadrática com a velocidade de rotação, o que pode ser um impedimento significativo para a operação segura da máquina. Portanto, o balanceamento é essencial para qualquer equipamento. Neste cenário, a modelagem de sistemas rotativos suportados por mancais hidrodinâmicos torna-se particularmente interessante na análise destes sistemas, bem como na solução da equação de Reynolds. A Função Resposta ao Desbalanceamento (FRD) é usada diretamente para calcular os parâmetros do desbalanceamento. Para isso, métodos de otimização são empregados para minimizar as diferenças entre as vibrações numéricas adicionadas pelo ruído (representando testes experimentais) e aquelas obtidas pela solução numérica. A metodologia proposta tem o potencial de eliminar o uso de massas de triagem durante tarefas de balanceamento em campo, economizando tempo precioso de manutenção e é adequada para balanceamento multiplano. A metodologia apresenta boa convergência, minimizando os erros encontrados para todos os casos analisados.pt_BR
dc.description.abstractRotating machines are used in several industrial activities with great emphasis on energy generation, in which a series of characteristic problems can arise from a rotating system on flexible, or rigid, supports. In this sense, mathematical models representing the dynamic characteristics of rotors have been developed to simulate their operating conditions. However, a simple consideration of the shaft behaviour is not enough for representing the complexity of this type of machinery. Therefore, other components such as bearings must be also considered. Hydrodynamic bearings have lubricating fluid between its rigid parts in order to eliminate dry friction and decrease operating temperatures and wear of the surfaces. In addition to understanding the rotor’s characteristics, performance improvement and cost reduction are highly desirable. For these, fault detection and identification are paramount. Unbalance is the most common cause of undesirable vibrations in rotating systems. Even small unbalance masses can cause high vibration amplitudes due to its quadratic relationship with the rotating speed, which may be a significant impediment to the safe operation of the machine. Therefore, balancing is essential for any equipment. In this scenario, the modelling of rotating systems supported by hydrodynamic bearings becomes particularly interesting in the analysis of these systems, as well as the solution of the Reynolds equation. The Unbalance Response Function (FRD) is directly used to calculate the unbalance parameters. For this, optimization methods are employed to minimize the differences between the numerical vibrations added by noise (representing experimental tests) and just numerical ones. The proposed methodology has the potential to eliminate the use of trial masses during field balancing tasks, saving precious maintenance time, and is suitable for multi-plane balancing. The methodology presents good convergence, minimizing the errors found for all analyzed cases.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMáquinas rotativaspt_BR
dc.subjectBalanceamentopt_BR
dc.subjectTécnicas de otimizaçãopt_BR
dc.titleBalanceamento de sistemas rotativos sem massas de triagempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.subject.dgpmEngenharia mecânicapt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Dissertações

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