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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDeonísio, Carlos Cesar de Castropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Paulo Max Villas da-
dc.contributor.authorMagalhães, Diogo Francopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T11:52:07Z-
dc.date.available2024-03-01T11:52:07Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846666-
dc.descriptionA redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) constitui tema relevante para os diversos setores da atividade econômica, e foi incorporada na atuação de organismos multilaterais, entre eles a Organização Marítima Internacional (IMO), responsável pela regulação do setor marítimo. O Brasil é ator central no debate, entre outros fatores, por sua reconhecida capacidade no desenvolvimento e produção de biocombustíveis. Este artigo se propõe a analisar a aplicação de biocombustíveis nacionais como fonte alternativa de energia no transporte marítimo. Para sua consecução, é apresentado breve histórico da temática ambiental, indutor da Estratégia Inicial de descarbonização da IMO, que exigirá mudanças no transporte marítimo, por parte de seus Estados-Membros. A seguir, são identificadas as capacidades do país na área de biocombustíveis, com destaque para aqueles com potencial de uso no transporte marítimo. Da análise dos resultados da pesquisa, apresentados por meio de matriz SWOT, são propostas medidas para a inserção competitiva dos biocombustíveis nacionais nesse segmento estratégico do comércio mundial. Chega-se à conclusão de que os biocombustíveis nacionais são capazes de contribuir para o atingimento das ambiciosas metas de descarbonização promulgadas pela IMO, cumprindo realçar que a implementação desse processo enfrentará cenários de incertezas, de natureza interna ao Brasil e internacionais.pt_BR
dc.description.abstractThe reduction of greenhouse gas (GHG) emissions is a relevant topic for the various sectors of economic activity and has been incorporated into the work of multilateral organizations, including the International Maritime Organization (IMO), responsible for regulating the maritime sector. Brazil is a central actor in the debate, among other factors, due to its recognized capacity in the development and production of biofuels. This article aims to analyze the application of brazilian biofuels as an alternative source of energy in maritime transportation. In order to achieve this, a brief history of the environmental theme is presented, inducing the IMO's Initial Decarbonization Strategy, which will require changes in maritime transport by its Member States. Next, the country's capabilities in the area of biofuels are identified, with emphasis on those with potential use in maritime transport. From the analysis of the research results, presented through a SWOT matrix, measures are proposed for the competitive insertion of national biofuels in this strategic segment of world trade. It is concluded that national biofuels are capable of contributing to the achievement of the ambitious decarbonization goals promulgated by the IMO, and it should be noted that the implementation of this process will face uncertain scenarios, both internal to Brazil and internationally.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Defesa (ESD)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectOrganização Marítima Internacional (IMO)pt_BR
dc.subjectDescarbonizaçãopt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.titleA estratégia de descarbonização da Organização Marítima Internacional (IMO): biocombustíveis nacionais como fonte alternativa de energia no transporte marítimopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmEconomia e indústria de defesapt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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