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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846698
Título: | Matriz de conteúdos necessários ao pediatra conhecer para realização da consulta pré-natal: construção por meio da técnica Delphi |
Autor(es): | Jarque, Caroline Helena Vetromille |
Orientador(es): | Barbosa, Adauto Dutra Moraes Vianna, Renata Artimos de Oliveira |
Palavras-chave: | Cuidado pré-natal Pediatras Técnica Delphi |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Medicina |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Federal Fluminense (UFF) |
Descrição: | Introdução: A consulta pediátrica pré-natal, sempre que possível, deve ser a primeira atividade de puericultura vivenciada pela família e, apesar de sua importância na redução da morbimortalidade neonatal, ainda é pouco difundida entre pediatras. Objetivo: Construir a matriz de conteúdos necessários ao pediatra conhecer para a realização da consulta pré-natal, resultante do consenso de pediatras, obtida por meio da técnica Delphi. Métodos: Estudo quali-quantitativo, exploratório descritivo, com emprego da técnica Delphi em duas rodadas, com aplicação de dois questionários online a um painel de pediatras, para a obtenção de uma matriz consensual. Na primeira rodada, aplicou-se um questionário com questões estruturadas para traçar o perfil sociodemográfico dos participantes e uma questão aberta, em que os pediatras listaram os conhecimentos que consideravam necessários para a realização da consulta pré-natal. Para as questões estruturadas, foi utilizada análise estatística descritiva no Excel, com cálculo de frequência. Após análise de conteúdo das respostas da questão aberta, foram criadas categorias e agrupados itens de respostas semelhantes. Os itens foram levados para apuração do painel na segunda rodada, em que os especialistas assinalaram o grau de concordância (escala de Likert de cinco pontos: desde “não é importante” a “muito importante”). O consenso para manter o item na matriz foi pré-estabelecido em 70% para opções de 4 a 5 da escala de Likert aplicada, “importante” e “muito importante”, respectivamente, e para exclusão da matriz em 70% para as opções 1 e 2, “não é importante” e “pouco importante”, respectivamente. Para a avaliação da distribuição dos dados em relação ao perfil sociodemográfico de acordo com o fato do participante ser pediatra não neonatologista ou neonatologista, foi realizado o teste qui-quadrado ou teste exato de Fisher. Todos os dados relacionados à inferência foram analisados através do software IBM-SPSSv.20, sendo aceito o nível de significância p<0,05. Resultados: Foi obtida uma matriz com 34 itens listados e nenhum deles foi excluído pelo critério pré-estabelecido. Os itens “Amamentação”, “Vacinação do recém-nascido” e “Triagem neonatal” obtiveram 100% de consenso nas opções 4 e 5. Não houve diferença significativa entre as respostas de pediatras neonatologistas e não neonatologistas. Conclusão: Foi obtida matriz de conteúdos necessários ao pediatra conhecer para realizar a consulta pré-natal, por meio da técnica Delphi, aplicada em duas rodadas. Os itens que compõem a matriz final corroboram com as recomendações da literatura já existentes sobre a consulta e a apresentação dessa matriz em formato de roteiro instrumentaliza o pediatra para essa atuação. |
Abstract: | The prenatal pediatric visit, whenever possible, should be the first childcare activity experienced by the family and, despite its importance in reducing neonatal morbidity and mortality, it is still little widespread among pediatricians. Objective: To construct the matrix of contents needed by pediatricians to carry out prenatal consultations, resulting from the consensus of pediatricians, obtained through the Delphi technique. Methods: Quali-quantitative, descriptive exploratory study, using the Delphi technique in two rounds, with the application of two online questionnaires to a panel of pediatricians, in order to obtain a consensus matrix. In the first round, a questionnaire was applied with structured questions to outline the sociodemographic profile of the participants and an open question, in which pediatricians listed the knowledge they considered necessary for carrying out the prenatal consultation. For the structured questions, descriptive statistical analysis was used in Excel, with frequency calculation. After content analysis of the answers to the open question, categories were created and items with similar answers were grouped. The items were taken to the panel for verification in the second round, in which the specialists indicated the degree of agreement (five-point Likert scale: from “not important” to “very important”). The consensus to keep the item in the matrix was pre-established at 70% for options from 4 to 5 of the applied Likert scale, “important” and “very important”, respectively, and for exclusion from the matrix at 70% for options 1 and 2, “not important” and “little important”, respectively. To assess the distribution of data in relation to the sociodemographic profile according to whether the participant was a neonatologist or not, the chi-square test or Fisher's exact test was used. All data related to the inference were analyzed using the IBM-SPSSv.20 software, with a significance level of p<0.05 being accepted. Results: A matrix with 34 listed items was obtained and none of which were excluded by the pre-established criteria. The items “Breastfeeding”, “Vaccinating the newborn” and “Neonatal screening” obtained 100% consensus in options 4 and 5. There was no significant difference between the responses of neonatologists and non-neonatologists pediatricians. Conclusion: A matrix of contents needed by the pediatrician to perform the prenatal consultation was obtained using the Delphi technique, applied in two rounds. The items that make up the final matrix corroborate the existing literature recommendations on the consultation and the presentation of this matrix in script format equips the pediatrician for this action. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846698 |
Tipo: | Dissertação |
Aparece nas coleções: | Saúde: Coleção de Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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