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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Análise de Comportamento no Mar para um Navio Escolta Modular Empregando sua Rampa de Popa.
Autor(es): Silva Junior, Roberto da
Orientador(es): Esperança, Paulo de Tarso Themistocles
Palavras-chave: Hidrodinâmica
Rampa de Popa
Coeficientes hidrodinâmicos
Carregamentos induzidos por ondas
Sloshing
Áreas de conhecimento da DGPM: Engenharia oceânica
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Descrição: O emprego de sistemas de implantação de embarcações orgânicas por rampa de popa tem substituído os tradicionais métodos de lançamento/recuperação por turcos laterais em navios escolta de diversas marinhas. No entanto, há limitações de estudos que investigam a influência de carregamentos e movimentos induzidos por ondas sobre as embarcações que empregam tal recurso, dificultando os projetos de rampa que sejam ideais. Portanto, o presente estudo tem como propósito identificar as principais mudanças de desempenho em comportamento no mar sofridas por um navio escolta quando este emprega sua rampa em operações que envolvem lançamento/recuperação de veículos orgânicos. Para isso, foi realizada uma análise comparativa de seakeeping considerando as condições de um navio operando e não operando a rampa. O estudo assumiu o casco com velocidade nula e a análise foi feita para sete incidências de onda. Resultados mostraram que variações na resposta de movimento do navio, oriundas do uso da rampa, foram motivadas por pertubações sofridas nos termos de massa adicional e amortecimento, e que tal recurso é recomendável para ser empregado em mares de popa. Sendo assim, a abordagem utilizada nesta dissertação mostra a significância da influência dos coeficientes hidrodinâmicos no desempenho em comportamento no mar de um navio escolta e na seleção de seu rumo ideal para operar com uma rampa de popa.
Abstract: The use of organic vessels deployment systems by stern ramp has replaced the traditional launch/recovery methods by lateral davits on escort ships in several navies. However, there are limitations of studies that investigate the influence of wave induced loads and motions of ships that use this resource, thus hindering ideal ramp designs. Therefore, the present study aims to identify the main seakeeping changes suffered by an escort ship when it uses its stern ramp during operations involving launch/recovery of organic vehicles. For this, a comparative seakeeping analysis was carried out considering the conditions of a ship operating and not operating the ramp. The study was carried out assuming the hull with zero speed, and the analysis was carried out for seven wave incidences. Results showed that variations in the ship motion response, resulting from the use of the ramp, were motivated by disturbances suffered at the terms of additional mass and damping, and that is recommended operating the ramp during following seas. Therefore, the approach used in this dissertation shows great significance of the influence of the hydrodynamic coefficients in the seakeeping of this type of ship and in the selection of its ideal heading to operate with the stern ramp.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846750
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Dissertações

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