logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846941
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDr. Carlos Rodrigues Pereira Belchior; Me. Júlio César Pontespt_BR
dc.contributor.authorNogueira, Pedro Henrique de Lima-
dc.date.accessioned2024-05-24T13:27:08Z-
dc.date.available2024-05-24T13:27:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846941-
dc.descriptionOs motores diesel desempenham um papel central na indústria marítima, impulsionando diversas embarcações por meio de uma variedade de faixas de rotação. Este estudo aprofunda-se na aplicação específica desses motores em navios, explorando motores de alta rotação, ideais para embarcações de alta velocidade, motores de média rotação, que se destacam em viagens de longa distância e economia de combustível, e motores de baixa rotação, essenciais para grandes embarcações e manobras complexas. Além disso, são apresentados métodos detalhados para calcular potência, torque e rendimentos desses motores, realçando a importância dessas métricas cruciais para avaliar o desempenho dos sistemas de propulsão marítima. Este estudo sublinha a vital importância de selecionar o tipo de motor apropriado, levando em consideração as necessidades operacionais específicas de cada navio, visando a otimização da eficiência e economia de combustível nas operações marítimas.pt_BR
dc.description.abstractDiesel engines play a central role in the maritime industry, propelling a variety of vessels across different ranges of rotation. This study delves into the specific applications of these engines in ships, exploring high-speed engines suitable for fast vessels, medium-speed engines ideal for long-distance travel and fuel efficiency, and low-speed engines essential for large ships and intricate maneuvers. Furthermore, detailed methods for calculating power, torque, and efficiency of these engines are presented, highlighting the critical importance of these metrics in evaluating maritime propulsion systems. This study underscores the vital significance of selecting the appropriate engine type, considering the specific operational needs of each vessel, aiming for optimized efficiency and fuel economy in maritime operations.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotor dieselpt_BR
dc.subjectPotênciapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleMotores diesel de propulsão de alta, média e baixas rotações: aplicação em função do tipo e emprego dos naviospt_BR
dc.title.alternativeDiesel engines for high, medium and low-speed propulsion: application based on ship type and usagept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmMáquinas e motorespt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CApA_Pedro Nogueira.pdf849,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.