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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Lições aprendidas em operações conjuntas : como a gestão eficaz pode promover o conhecimento organizacional no Ministério da Defesa
Autor(es): Marques, Marcos Stevan Silva
Orientador(es): Pinto, Ítalo de Melo
Palavras-chave: Gestão de conhecimento
Lições aprendidas
Operações Conjuntas
Áreas de conhecimento da DGPM: Gestão de projetos
Data do documento: 2023
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: As Forças Armadas de qualquer país estão constantemente em busca de melhorar suas capacidades para dissuadir possíveis ameaças. Isso é amplamente influenciado pela maneira como gerenciam e utilizam seus conhecimentos. Neste estudo, utilizando a Espiral do Conhecimento Organizacional como arcabouço teórico, investigou-se como a Gestão, realizada pelo Ministério da Defesa, de Lições Aprendidas coletadas em Operações Conjuntas das Forças Armadas brasileiras, contribui para criação de Conhecimento Organizacional. Inicialmente foi apresentada a referência teórica, associando-a a exemplos de transformações de conhecimentos cotidianas no ambiente militar. Buscando um contraponto à base teórica com aplicações práticas, foram analisados os manuais das Gestões de Lessons Learned adotados, respectivamente, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte. Por fim, alcançando o objetivo da fase diagnóstica da pesquisa, foram levantados, na perspectiva do Ministério da Defesa e de Organizações Militares participantes de Exercícios Conjuntos, aspectos dos processos relacionados à Gestão das Lições Aprendidas adotada pela pasta, o que resultou na confirmação da hipótese utilizada no trabalho: “o modelo de Gestão de Lessons Learned adotado pelo Ministério da Defesa não gera Conhecimento Organizacional, à luz da teoria da Espiral do Conhecimento Organizacional”. Depreendeu-se, a partir das análises e dos resultados da pesquisa, uma proposta de modelo de Gestão de Lições Aprendidas a ser verificada pelo Ministério da Defesa, que proporcionará a elaboração de uma metodologia de criação e expansão do conhecimento nas atividades relacionadas às Operações Conjuntas, podendo, posteriormente, alcançar outras áreas de interesse.
Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2023)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847023
Tipo: Tese
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Teses

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