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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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dc.contributor.advisorDr. Ulisses Admar Barbosa Vicente Monteiro; CC (EN) Júlio César Silva Pontespt_BR
dc.contributor.authorTristão, Rafael Modesto Guimarẽs da Rocha-
dc.date.accessioned2024-10-24T13:13:18Z-
dc.date.available2024-10-24T13:13:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847164-
dc.descriptionEste trabalho se dedica à análise teórica e revisão bibliográfica dos sistemas de propulsão naval, com a finalidade de realizar uma comparação entre as turbinas a gás (TG) e os motores a Diesel. Inicialmente, apresenta-se uma sólida base teórica em sistemas térmicos e termodinâmica, proporcionando os fundamentos necessários para a subsequente avaliação. O estudo aprofunda- se em uma investigação abrangente da literatura, abordando as características de consumo e eficiência dessas tecnologias cruciais na propulsão naval. A análise comparativa se concentra em três aspectos-chave no decorrer deste trabalho: eficiência energética e custo de operação. Ao avaliar esses parâmetros, este estudo busca não apenas informar sobre a eficácia dos sistemas de propulsão em termos técnicos, mas também destacar considerações econômicas e ambientais cruciais na tomada de decisões para aquisição de meios navais. Por fim, a parte prática deste estudo é realizada por meio de um detalhado estudo de caso envolvendo as turbinas das Fragatas Classe Niterói (FCN), Corvetas Classe Barroso (CCB) e Inhaúma (CCI) em comparação com os motores a diesel novas Fragatas Classe Tamandaré (FCT), que são similares aos motores dos Navios-Patrulha Oceânico (NPaOc) Classe Amazonas da Marinha do Brasil (MB). Esta abordagem oferece um olhar prático e valioso sobre as operações reais dessas embarcações, complementando e enriquecendo a compreensão derivada da revisão bibliográfica. Dessa maneira, foi possível constatar que os motores Diesel em estudo apresentam um consumo menor em todas as velocidades, porém quando a demanda é próxima a 30 nós, torna-se factível atende-la apenas utilizando as TG.pt_BR
dc.description.abstractThis work is dedicated to the theoretical analysis and bibliographic review of naval propulsion systems, with special emphasis on gas and diesel engines. Initially, it provides a solid theoretical foundation in thermal systems and thermodynamics, equipping the study with the necessary fundamentals for subsequent evaluation. The study delves into a comprehensive literature investigation, covering the characteristics and efficiency of these crucial technologies in naval propulsion. The comparative analysis focuses on three key aspects: energy efficiency and operational cost. By evaluating these parameters, this study aims not only to inform about the effectiveness of propulsion systems in technical terms, but also to highlight crucial economic and environmental considerations in decision-making regarding the naval fleet. The practical part of this study is conducted through a detailed case study involving the turbines from the Niterói Class Frigates, Barroso and Inhaúma Class Corvettes compared with the diesel engines of the new Tamandaré Class Frigates, which are similar to engines of the Amazonas Class Oceanic Patrol Vessels of the Brazilian Navy. This approach offers a practical and valuable insight into the real-world operations of these vessels, complementing and enriching the understanding derived from the literature review. In this way, it was possible to verify that the Diesel engines under study present a lower consumption at all speeds, but when the demand is close to 30 knots, it becomes feasible to meet it just using the turbinespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPropulsão navalpt_BR
dc.subjectCiclo Braytonpt_BR
dc.subjectProplusão a dieselpt_BR
dc.subjectTurbina a gáspt_BR
dc.subjectFragatas Classe Tamandarépt_BR
dc.titleO futuro da turbina a gás na Marinha do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe future of the gas turbine in the Brazilian Navypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmEngenharia navalpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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