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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Guardiões da Foz: Desafios à Segurança do Tráfego Aquaviário na Barra Norte do Rio Amazonas para o Século 21 e seu Impacto no Poder Marítimo
Autor(es): Filho, Germano Américo dos Santos
Orientador(es): Gama, Daniel
Palavras-chave: Arco Norte
Barra Norte do Rio Amazonas
Calado Dinâmico
Cartografia Náutica
Controle do Tráfego Aquaviário
Segurança da Navegação
Segurança do tráfego Aquaviário
Segurança Marítima
Política Marítima
Áreas de conhecimento da DGPM: Segurança do tráfego aquaviário
Data do documento: 2024
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: A dissertação aborda os desafios e as iniciativas para garantir a segurança do tráfego aquaviário na Barra Norte do Rio Amazonas. Esta rota navegável tem papel relevante para o comércio e a defesa do Brasil. A pesquisa inicia analisando o conceito de Segurança Marítima, apresentando também a infraestrutura de segurança existente no Brasil. Observou-se que essa estrutura está centralizada na Marinha do Brasil, como Autoridade Marítima. O objeto de estudo é examinado através dos fatores ambientais e econômicos. As condições hidrográficas são complexas, com intenso movimento de sedimentos e variabilidade batimétrica. Tais fatores dificultam a navegabilidade, necessitando de monitoramento contínuo. A importância geopolítica da região não pode ser esquecida. A Barra Norte se apresenta como portal no escoamento de commodities e a bacia da foz tem grande potencial para exploração de petróleo e gás. A pesquisa apresentada aponta a situação atual da segurança do tráfego aquaviário na Barra Norte. Aborda sobre a atualização cartográfica, os dados maregráficos, a sinalização náutica, o calado operacional além do controle das embarcações. Essas abordagens evidenciam a necessidade de melhorias nessas áreas. Em complemento, são discutidas três propostas em andamento para melhorar a segurança da navegação aquaviária na Barra Norte: aumentar o calado máximo operacional; implementar um sistema de calado dinâmico que ajuste o calado permitido conforme as condições ambientais em tempo real; e considerar o arrendamento da área para aprimorar a infraestrutura e gestão do tráfego. O estudo enfatiza a necessidade de haver uma proposta integrada para resolver os desafios logísticos e ambientais, garantindo que a eficiência da navegação. A metodologia utilizada combina uma abordagem qualitativa híbrida, incluindo análise documental e exploratória.
rabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2024)
Abstract: The dissertation addresses the challenges and initiatives to ensure the safety of maritime traffic in the Barra Norte of the Amazon River. This navigable route plays a significant role in Brazil's commerce and defense. The research begins by analyzing the concept of Maritime Security and also presents the existing security infrastructure in Brazil. It was observed that this structure is centralized in the Brazilian Navy, as the Maritime Authority. The study examines environmental and economic factors. The hydrographic conditions are complex, with intense sediment movement and bathymetric variability. These factors complicate navigability, necessitating continuous monitoring. The geopolitical importance of the region cannot be overlooked. Barra Norte serves as a gateway for commodity exports, and the river mouth basin has great potential for oil and gas exploration. The research presented outlines the current situation of maritime traffic safety in Barra Norte. It discusses chart updates, tide gauge data, nautical signaling, operational draft, and vessel control. These discussions highlight the need for improvements in these areas. Additionally, three ongoing proposals to improve navigation safety in Barra Norte are discussed: increasing the maximum operational draft; implementing a dynamic draft system that adjusts the allowable draft according to real-time environmental conditions; and considering leasing the area to enhance infrastructure and traffic management. The study emphasizes the need for an integrated proposal to address logistical and environmental challenges, ensuring navigation efficiency. The methodology used combines a hybrid qualitative approach, including documentary and exploratory analysis.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847500
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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