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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847500
Título: | Guardiões da Foz: Desafios à Segurança do Tráfego Aquaviário na Barra Norte do Rio Amazonas para o Século 21 e seu Impacto no Poder Marítimo |
Autor(es): | Filho, Germano Américo dos Santos |
Orientador(es): | Gama, Daniel |
Palavras-chave: | Arco Norte Barra Norte do Rio Amazonas Calado Dinâmico Cartografia Náutica Controle do Tráfego Aquaviário Segurança da Navegação Segurança do tráfego Aquaviário Segurança Marítima Política Marítima |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Segurança do tráfego aquaviário |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | A dissertação aborda os desafios e as iniciativas para garantir a segurança do
tráfego aquaviário na Barra Norte do Rio Amazonas. Esta rota navegável tem papel
relevante para o comércio e a defesa do Brasil. A pesquisa inicia analisando o
conceito de Segurança Marítima, apresentando também a infraestrutura de
segurança existente no Brasil. Observou-se que essa estrutura está centralizada na
Marinha do Brasil, como Autoridade Marítima. O objeto de estudo é examinado
através dos fatores ambientais e econômicos. As condições hidrográficas são
complexas, com intenso movimento de sedimentos e variabilidade batimétrica. Tais
fatores dificultam a navegabilidade, necessitando de monitoramento contínuo. A
importância geopolítica da região não pode ser esquecida. A Barra Norte se
apresenta como portal no escoamento de commodities e a bacia da foz tem grande
potencial para exploração de petróleo e gás. A pesquisa apresentada aponta a
situação atual da segurança do tráfego aquaviário na Barra Norte. Aborda sobre a
atualização cartográfica, os dados maregráficos, a sinalização náutica, o calado
operacional além do controle das embarcações. Essas abordagens evidenciam a
necessidade de melhorias nessas áreas. Em complemento, são discutidas três
propostas em andamento para melhorar a segurança da navegação aquaviária na
Barra Norte: aumentar o calado máximo operacional; implementar um sistema de
calado dinâmico que ajuste o calado permitido conforme as condições ambientais
em tempo real; e considerar o arrendamento da área para aprimorar a infraestrutura
e gestão do tráfego. O estudo enfatiza a necessidade de haver uma proposta
integrada para resolver os desafios logísticos e ambientais, garantindo que a
eficiência da navegação. A metodologia utilizada combina uma abordagem
qualitativa híbrida, incluindo análise documental e exploratória. rabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2024) |
Abstract: | The dissertation addresses the challenges and initiatives to ensure the safety of maritime traffic in the Barra Norte of the Amazon River. This navigable route plays a significant role in Brazil's commerce and defense. The research begins by analyzing the concept of Maritime Security and also presents the existing security infrastructure in Brazil. It was observed that this structure is centralized in the Brazilian Navy, as the Maritime Authority. The study examines environmental and economic factors. The hydrographic conditions are complex, with intense sediment movement and bathymetric variability. These factors complicate navigability, necessitating continuous monitoring. The geopolitical importance of the region cannot be overlooked. Barra Norte serves as a gateway for commodity exports, and the river mouth basin has great potential for oil and gas exploration. The research presented outlines the current situation of maritime traffic safety in Barra Norte. It discusses chart updates, tide gauge data, nautical signaling, operational draft, and vessel control. These discussions highlight the need for improvements in these areas. Additionally, three ongoing proposals to improve navigation safety in Barra Norte are discussed: increasing the maximum operational draft; implementing a dynamic draft system that adjusts the allowable draft according to real-time environmental conditions; and considering leasing the area to enhance infrastructure and traffic management. The study emphasizes the need for an integrated proposal to address logistical and environmental challenges, ensuring navigation efficiency. The methodology used combines a hybrid qualitative approach, including documentary and exploratory analysis. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847500 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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