logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGlaucopt_BR
dc.contributor.authorLuna, Amon da Costa-
dc.date.accessioned2025-02-14T13:25:28Z-
dc.date.available2025-02-14T13:25:28Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847526-
dc.descriptionA dissertação analisou a aderência do emprego dos submarinos convencionais argentinos na Guerra das Malvinas à teoria da Jeune École, uma escola de pensamento naval que defende o uso de meios menores e mais ágeis para enfrentar forças superiores através de estratégias assimétricas. Observou-se que, embora o submarino argentino ARA San Luis tenha seguido de forma indutiva alguns dos princípios da Jeune École, como a tentativa de desgaste do inimigo, a implementação foi comprometida por problemas técnicos e operacionais, como falhas de manutenção e armamento, limitando sua eficácia. A pesquisa constatou que a presença dos submarinos argentinos teve um impacto indireto significativo sobre a Marinha Real Britânica, obrigando-a a utilizar recursos como armamento antissubmarino, manter uma vigilância constante, ajustar o planejamento e lidar com o desgaste das tripulações devido à ameaça submarina. As dificuldades enfrentadas pelas forças argentinas na execução das operações, devido à preparação insuficiente e às limitações dos meios disponíveis, destacam a importância de uma estratégia bem planejada e tecnicamente suportada para maximizar os benefícios da guerra assimétrica proposta pela Jeune École. A análise sugere que, apesar das limitações, os submarinos argentinos conseguiram, em certa medida, influenciar as operações britânicas, mas falharam em atingir o pleno potencial da estratégia assimétrica.pt_BR
dc.descriptionTrabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2024)-
dc.description.abstractThe dissertation analyzed the adherence to the use of conventional submarines Argentines in the Falklands War to the theory of the Jeune École, a school of naval thinking that advocates the use of smaller and more agile means to confront superior forces through asymmetric strategies. It was observed that, although the Argentine submarine ARA San Luis has inductively followed some of the principles of the Jeune École, such as attempting to wear down the enemy, implementing was compromised by technical and operational problems, such as maintenance failures and weapons, limiting their effectiveness. The research found that the presence of Argentine submarines had a significant indirect impact on the Royal Navy British, forcing it to use resources such as anti-submarine weapons, maintain constant vigilance, adjust planning and deal with the wear and tear of crews due to the submarine threat. The difficulties faced by the forces Argentina in the execution of operations, due to insufficient preparation and limitations of available resources, highlight the importance of a well-informed strategy planned and technically supported to maximize the benefits of war asymmetrical proposed by Jeune École. The analysis suggests that, despite the limitations, Argentine submarines managed, to a certain extent, to influence operations British policies, but failed to reach the full potential of the asymmetric strategy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmprego dos Submarinospt_BR
dc.subjectGuerra das Malvinaspt_BR
dc.subjectGuerra Assimétricapt_BR
dc.subjectJeune Écolept_BR
dc.subjectSubmarinos Convencionaispt_BR
dc.titleImpacto da ameaça submarina na estratégia britânica: um estudo sobre a relevância da Jeune École na Guerra das Malvinaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmEstudos de operações militarespt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
C-EMOS2024_CC_LUNA.pdf451,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.