
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847526
Título: | Impacto da ameaça submarina na estratégia britânica: um estudo sobre a relevância da Jeune École na Guerra das Malvinas |
Autor(es): | Luna, Amon da Costa |
Orientador(es): | Glauco |
Palavras-chave: | Emprego dos Submarinos Guerra das Malvinas Guerra Assimétrica Jeune École Submarinos Convencionais |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Estudos de operações militares |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | A dissertação analisou a aderência do emprego dos submarinos convencionais
argentinos na Guerra das Malvinas à teoria da Jeune École, uma escola de
pensamento naval que defende o uso de meios menores e mais ágeis para enfrentar
forças superiores através de estratégias assimétricas. Observou-se que, embora o
submarino argentino ARA San Luis tenha seguido de forma indutiva alguns dos
princípios da Jeune École, como a tentativa de desgaste do inimigo, a implementação
foi comprometida por problemas técnicos e operacionais, como falhas de manutenção
e armamento, limitando sua eficácia. A pesquisa constatou que a presença dos
submarinos argentinos teve um impacto indireto significativo sobre a Marinha Real
Britânica, obrigando-a a utilizar recursos como armamento antissubmarino, manter
uma vigilância constante, ajustar o planejamento e lidar com o desgaste das
tripulações devido à ameaça submarina. As dificuldades enfrentadas pelas forças
argentinas na execução das operações, devido à preparação insuficiente e às
limitações dos meios disponíveis, destacam a importância de uma estratégia bem
planejada e tecnicamente suportada para maximizar os benefícios da guerra
assimétrica proposta pela Jeune École. A análise sugere que, apesar das limitações,
os submarinos argentinos conseguiram, em certa medida, influenciar as operações
britânicas, mas falharam em atingir o pleno potencial da estratégia assimétrica. Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2024) |
Abstract: | The dissertation analyzed the adherence to the use of conventional submarines Argentines in the Falklands War to the theory of the Jeune École, a school of naval thinking that advocates the use of smaller and more agile means to confront superior forces through asymmetric strategies. It was observed that, although the Argentine submarine ARA San Luis has inductively followed some of the principles of the Jeune École, such as attempting to wear down the enemy, implementing was compromised by technical and operational problems, such as maintenance failures and weapons, limiting their effectiveness. The research found that the presence of Argentine submarines had a significant indirect impact on the Royal Navy British, forcing it to use resources such as anti-submarine weapons, maintain constant vigilance, adjust planning and deal with the wear and tear of crews due to the submarine threat. The difficulties faced by the forces Argentina in the execution of operations, due to insufficient preparation and limitations of available resources, highlight the importance of a well-informed strategy planned and technically supported to maximize the benefits of war asymmetrical proposed by Jeune École. The analysis suggests that, despite the limitations, Argentine submarines managed, to a certain extent, to influence operations British policies, but failed to reach the full potential of the asymmetric strategy. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847526 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
C-EMOS2024_CC_LUNA.pdf | 451,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.