logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844663
Título: A importância da análise de vibração para a Marinha do Brasil: emprego da técnica para prevenir falhas nas linhas de eixo e seus mancais
Autor(es): Pinto, Fernando A. N. Castro
Werle, César Augusto Bernardi
Autor(es): Gomes, Luís Paulo De Souza
Orientador(es): Pinto, Fernando A. N. Castro
Werle, César Augusto Bernardi
Palavras-chave: Propulsão Naval
Manutenção preditiva
Áreas de conhecimento da DGPM: Engenharia naval
Data do documento: Mai-2020
Editor: Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW)
Descrição: Este trabalho tem por objetivo a revisão do estudo da vibração nas linhas de eixos propulsores e seus respectivos mancais, através da manutenção preditiva, tendo em vista o desgaste prematuro dos referidos equipamentos, uma vez que ocorrem vibrações excessivas. Desta forma, no âmbito dos navios de guerra, podemos restringir os desgastes, de forma a subsidiar a Marinha do Brasil, não apenas a possíveis indícios ou falhas no funcionamento, mas também a redução de custos de manutenção, uma vez que é possível prever quando é necessário a intervenção de manutenção, somando-se a isso o prolongamento da vida útil. Por este motivo torna-se necessário o conhecimento das características oriundas das causas e consequências das vibrações. Assim, será dado ênfase ao órgão responsável por esta técnica na MB e como otimizar o emprego dessa manutenção preditiva.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844663
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - 1T SOUZA GOMES.pdf489,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.