logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGerk, Hermann Regazzi-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Diego Saraiva-
dc.date.accessioned2022-07-05T19:02:54Z-
dc.date.available2022-07-05T19:02:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845347-
dc.descriptionDecidi pela elaboração desse trabalho após experiências obtidas na navegação em áreas em que já foi adotada a regra 14 do anexo VI da convenção MARPOL (AREAS ECA) e observações sobre as cobranças das autoridades locais e as contrapartidas que a empresa a qual trabalho está realizando para adequação a essa regra. Outro motivo para a escolha do tema foi a raridade de materiais escritos a respeito. Grande parte dos materiais a serem analisados foram coletados de seminários e sites de outros países. Em conversas com os responsáveis técnicos da minha empresa, foram reveladas sobre os impactos econômicos que essa regra irá causar no transporte marítimo por causa do preço bem maior do combustível de baixo enxofre e sobre o que a minha empresa e outros armadores já estão realizando para adequação a essa regra: Como por exemplo, o aprimoramento da eficiência energética ou mudança na planta energética do navio para o consumo de gás natural. Paralelamente aos impactos econômicos que virão, achei interessante fazer uma abordagem sobre o histórico do anexo VI da MARPOL até a chegada da regra 14 e sobre os estudos ambientais que já foram feitos e em curso sobre os benefícios da entrada em vigor da regra 14. Assim: Qual o impacto que a entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da MARPOL irá causar no transporte e comercio marítimo? A metodologia utilizada foi a de entrevista e analises de documentos. A entrevista foi realizada com o CLC Jones Alexandre Barros Soares, funcionário da Transpetro, no dia 29 de agosto de 2018 entre as 13:30 e 16:00 na sede da Transpetro no Rio de Janeiro. O mesmo é o responsável técnico pelo grupo de estudo relacionado a melhorias na eficiência energética. Os documentos analisados serão os "workshops", seminários, sites e publicações especializadas da marinha mercante, normas técnicas Petrobras e livros indicados pelo CLC Jones e professor orientador Hermann.-
dc.description.abstractI have decided to draw up this work after the experience gained in navigation in areas where Regulation 14 of Annex VI to the MARPOL Convention (AREAS ECA) has already been adopted and comments on the charges of local authorities and the counterparts that the company which I work for compliance with this rule. Another reason for choosing the theme was the rarity of written materials about it. Most of the materials to be analyzed were collected from seminars and websites from other countries. In discussions with my company's technical leaders, they have been revealed about the economic impacts that this rule will cause on shipping because of the much higher price of low sulfur fuel and what my company and other shipowners are already doing for suitability to this rule: For example, improving energy efficiency or changing the ship's energy plan for the consumption of natural gas. In parallel to the economic impacts to come, I found it interesting to approach the history of MARPOL Annex VI until the arrival of rule 14 and the environmental studies that have already been done and are under way on the benefits of the entry into force of rule 14. Thus: What impact will the entry into force of regulation 14 of MARPOL Annex VI cause in maritime transport and trade? The methodology used was the interview and analysis of documents. The interview was held with CLC Jones Alexandre Barros Soares, an employee of Transpetro, on August 29, 2018 between 13:30 and 16:00 at the headquarters of Transpetro in Rio de Janeiro. The same is the technical head of the study group related to improvements in energy efficiency. The documents analyzed will be the workshops, seminars, websites and specialized publications of the merchant navy, technical standards Petrobras and books indicated by the CLC Jones and supervisor teacher Hermann.-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.subjectMARPOLpt_BR
dc.titleImpacto da entrada em vigor da regra 14 do anexo VI da Marpol no transporte marítimopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Patrimônio Histórico e Cultural: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DIEGO SARAIVA MONTEIRO.pdf2,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.