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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: A comunicação social aplicada às operações militares: o uso estratégico do twitter pela Marinha do Brasil como ferramenta de comunicação na operação COVID-19
Autor(es): Santos, Jorge Luiz Barbosa dos
Orientador(es): Leonardo Freitas do Amaral
Palavras-chave: Comunicação Dialógica
Comunicação Social
Mídias Sociais
Operação Covid-19
Operação Conjunta
Coronavírus
Twitter
Estratégia
Áreas de conhecimento da DGPM: Comunicação social
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Em um mundo moderno globalizado, no qual predomina um processo de comunicação estabelecido virtualmente e por meio de uma comunicação dialógica, ou seja, aquela em que o receptor passa a atuar também como emissor no processo, o uso estratégico da Comunicação Social pelas Forças Armadas, em especial das mídias sociais, tem se mostrado importante para a política de interlocução dessas instituições militares, mormente, em eventos de grande repercussão nacional e até mesmo internacional, como a Operação Covid-19. Considerada a maior operação militar da história brasileira, a Operação Conjunta Covid-19, capitaneada pelo Ministério da Defesa e com a participação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, mobilizou cerca de 34.000 militares e empreende um elevado esforço logístico para mitigar o impacto do novo Coronavírus que, até a conclusão deste trabalho, ceifara mais de 4 milhões de vidas ao redor do planeta. Nesse contexto, a divulgação dos temas relacionados à citada Operação, especialmente, pela Marinha do Brasil, torna-se um desafio diário, uma vez que se trata de uma batalha contra um inimigo invisível e letal. Assuntos como o transporte de oxigênio para a capital do estado do Amazonas, Manaus, e o apoio à campanha de vacinação do Governo Federal têm um elevado apelo emocional e uma íntima relação com a preservação da vida humana. A propagação desse conteúdo no ciberespaço, por meio de ferramentas de comunicação, como o Twitter, requer uma estratégia própria, que anteveja as oportunidades e que direcione as ações de maneira que haja um profícuo aproveitamento dos temas vigentes. Nessa trilha, com base em teorias extraídas de autores nas áreas de Estratégia, Comunicação Social, Dialogia, Mídias Sociais, dentre outros, em publicações basilares e de nível estratégico do Ministério da Defesa e da Marinha do Brasil, somados a uma análise bibliográfica, qualitativa, quantitativa por intermédio de dados extraídos da página oficial da Marinha do Brasil no Twitter, o presente trabalho tem como propósito questionar se a Marinha do Brasil tem utilizado o Twitter como ferramenta estratégica na Operação Covid-19 e se o uso dessa ferramenta tem aproximado a Instituição da sociedade brasileira.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845563
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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