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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847384
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Thauan dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Alessandra Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-27T16:59:11Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27T16:59:11Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847384 | - |
dc.description | A pesquisa surge a partir da problematização inicial sobre a relação do clima e as relações internacionais, uma vez que o transporte marítimo é responsável pela viabilização de grande parte do comércio mundial e possui impactos climáticos a nível global. Dessa forma, para atender a norma da Organização Marítima Internacional (IMO), vigente desde o dia primeiro de janeiro de 2020, os armadores, estaleiros e outros players do setor estão usando de diversos mecanismos para adaptar os navios de forma a atender as novas especificações. Assim, faz-se necessário um estudo das opções existentes e do que está sendo desenvolvido para entender os impactos que essas mudanças poderão gerar no comércio marítimo mundial. Logo, o objetivo deste relatório é analisar as medidas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa pelo transporte marítimo internacional, visando a propor políticas implementáveis ao caso brasileiro. A metodologia contempla revisão da literatura e estudo de caso do Brasil, utilizando dados primários e secundários e análise de respostas a questionários enviados a profissionais do mercado de transporte marítimo brasileiro. Entre as principais conclusões, destacam-se: (i) uma visão bem direcionada dos entrevistados quanto às estratégias que a empresa em que trabalham podem adotar para ir ao encontro das recomendações da IMO, e conhecimento sobre quais são mais benéficas ao meio ambiente e a economia; (ii) dentre as opções apresentadas, o diesel marítimo foi eleito o mais viável por algumas empresas já o utilizarem, seguido do uso do combustível com baixo teor de enxofre, por já estar sendo comercializado pela Petrobras, que é a principal distribuidora, e o gás natural liquefeito (GNL), pelo grande potencial de mercado; e (iii) destaca-se também a importância de frisar que ainda há relativo desconhecimento quando se pensa a temática de forma holística, relacionada, por exemplo, à Agenda 2030 da ONU. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Mestrado Profissional (Relatório Técnico) apresentado como requisito parcial para o título de Mestre em Estudos Marítimos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Transporte marítimo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Emissões de GEE | pt_BR |
dc.subject | IMO 2020 | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Transição energética no setor de transporte marítimo internacional e as alternativas para mitigação das emissões do setor no Brasil no contexto da IMO 2020 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Assuntos marítimos e portuários | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Assuntos Maritimos: Coleção de Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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