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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847384
Título: | Transição energética no setor de transporte marítimo internacional e as alternativas para mitigação das emissões do setor no Brasil no contexto da IMO 2020 |
Autor(es): | Brito, Alessandra Dantas |
Orientador(es): | Santos, Thauan dos |
Palavras-chave: | Transporte marítimo Desenvolvimento sustentável Emissões de GEE IMO 2020 Brasil |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Assuntos marítimos e portuários |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | A pesquisa surge a partir da problematização inicial sobre a relação do clima e as relações
internacionais, uma vez que o transporte marítimo é responsável pela viabilização de grande
parte do comércio mundial e possui impactos climáticos a nível global. Dessa forma, para
atender a norma da Organização Marítima Internacional (IMO), vigente desde o dia primeiro
de janeiro de 2020, os armadores, estaleiros e outros players do setor estão usando de diversos
mecanismos para adaptar os navios de forma a atender as novas especificações. Assim, faz-se
necessário um estudo das opções existentes e do que está sendo desenvolvido para entender os
impactos que essas mudanças poderão gerar no comércio marítimo mundial. Logo, o objetivo
deste relatório é analisar as medidas para mitigar as emissões de gases de efeito estufa pelo
transporte marítimo internacional, visando a propor políticas implementáveis ao caso brasileiro.
A metodologia contempla revisão da literatura e estudo de caso do Brasil, utilizando dados
primários e secundários e análise de respostas a questionários enviados a profissionais do
mercado de transporte marítimo brasileiro. Entre as principais conclusões, destacam-se: (i) uma
visão bem direcionada dos entrevistados quanto às estratégias que a empresa em que trabalham
podem adotar para ir ao encontro das recomendações da IMO, e conhecimento sobre quais são
mais benéficas ao meio ambiente e a economia; (ii) dentre as opções apresentadas, o diesel
marítimo foi eleito o mais viável por algumas empresas já o utilizarem, seguido do uso do
combustível com baixo teor de enxofre, por já estar sendo comercializado pela Petrobras, que
é a principal distribuidora, e o gás natural liquefeito (GNL), pelo grande potencial de mercado;
e (iii) destaca-se também a importância de frisar que ainda há relativo desconhecimento quando
se pensa a temática de forma holística, relacionada, por exemplo, à Agenda 2030 da ONU. Trabalho de Conclusão de Mestrado Profissional (Relatório Técnico) apresentado como requisito parcial para o título de Mestre em Estudos Marítimos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847384 |
Tipo: | Dissertação |
Aparece nas coleções: | Assuntos Maritimos: Coleção de Dissertações |
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